02 outubro 2005

Evergrey em Goiânia

Bem, o show do Evergrey foi sexta (30), mas ainda está em tempo de tecer algumas palavras. Em primeiro lugar a tristeza de saber que a turnê com o Pain of Salvation passou até por Limeira, SP, mas não veio pra Goiânia, Brasília ou BH. O sonho de ver o PoS ao vivo vai ter que esperar mais um pouco. Com esse espírito fomos eu e minha namorada pro Goiânia Arena ver o power/prog metal (mais power do que prog, convenhamos) dos suecos do Evergrey, sabendo que não íamos encontrar muita gente por lá: o Evegrey nunca foi das mais adoradas bandas de prog metal. Vanden Plas ou Superior, por exemplo, teriam levado mais público. E como ninguém faz evento pra tomar ré, ficou evidente o que todo mundo pode concluir sem refletir muito: os organizadores não sabiam onde estavam pisando, o que se confirmou já no primeiro momento da noite.

Para iniciar o evento subiu ao palco um sujeito da 97 fm com aquele papo de "boa noite galeraa, muito agito e rock and roooooooollllll, é isso aí, eu quero ouvir o barulho da galeraaaaaaaaaaa". E eu me pus a desejar sua morte no instante seguinte, o que infelizmente nao aconteceu: o sujeito voltou no intervalo de todas as bandas. Uma das vezes inclusive trazendo 4 garotas que queriam gritar de tão justas que estavam suas bermudas. Nada mais forçado. Sai a criatura do palco e entra a primeria atração: um figura chamado OZIELZINHO. Isso mesmo, Ozielzinho. Parece que é de Brasília, se não me engano. Depois verifiquei, o cara tem 3 comunidades dedicadas a ele no orkut, uma com mais de 6oo membros! A performance? Uma das coisas mais rdidículas que já presenciei. Gente que fala que o Dream Theater é masturbação musical precisava ver aquilo. O cara esgotou em 3 ou 4 faixas, não me lembro, todos os recursos técnicos aplicáveis à guitarra até onde os conheço. Um monstro realmente. Mas de uma chatice insuportável! Detalhe: o cara tocou acompanhada de um playback!

Terminado o primeiro suplício subiram ao palco os veteranos do Khalice, banda que já teve como vocalista Mario Linhares, ex-Dark Avenger. Bem, houve uma época, até os meus 19 anos em que eu só ouvia metal. Prog metal e metal melódico em particular. Nessa época talvez o do show do Khalice me cativaria, afinal a banda exibiu uma performance impecável, técnica exuberante e com prsença de palco intensa. Mas tudo de uma redundância... O mal de toda banda de prog metal depois do Dream Theater é achar que basta vc quebrar o andamento inteiro e colocar alguns ruídos cacofônicos pra fazer o que de mais vanguardista há no metal. O melhor momento do show foi quando fecharam com Under a Glass Moon, do Dream Theater. Eu cheguei a dar um pulo na cadeira (sim, eu tava na arquibancada, sentadinho com minha namorada que cochilava de 5 em 5 minutos esperando o Evergrey). Execução perfeita. E eu so pensava "eu vou morrer no show do Dream"". Isso é sério, eu vou ter um infarto certeza.

Entre o Khalice e o Ata Darc houve uma demora imperdoável, denunciando o amadorismo de todo o evento. Alguém me responde o que a 97 tava fazendo organizando um show de metal? Eles não têm idéia do que seja metal!!! E dá-lhe o gordinho chato: "muito rock and roll aí galeraaaaaaaaa? Dauqi à pouco E-VER-GREY!!! Muito rock e muita paz!" E eu: morre, morre , morre. Subiu o Ata Darc. Heavy tradicional prato cheio pra quem curte Running Wild, Hammerfall e Acept, de quem aliás eles tocram um cover. Embora os músicos fossem fuderosos eu achei chato também. Mas que eu não curto muito heavy tradicional (um Iron, um Judas, no máximo) então, mais uma vez, sou suspeito. O show foi coeso, intenso e a maior parte do pessoal parecia estar adorando. Os melhores momento na minha opinião também foram os que rolaram covers, no caso do Gamma Ray (Rebellion) e do Judas Priest (Painkiller, é claro).

Mais de de duas da manhã, eu já morrendo de sono e ainda teria que aguentar mais uma enrolação até entrar o Evergrey. Pra meu desespero a banda foi precedida pelo gordinho que dessa vez destilou a pérola "põe a mãozinha pro altoooo!!!!". O cara achava que tava no show do Chiclete com Banana... E subiu o Evergrey. Pra quem fez 5 shows com o Pain of Salvation, todos certamente lotados, deve ter sido meio desanimador tocar para um público que encheria no máximo o Cererê. Mas se foi o caso souberam disfarçar bem. Após uma introdução sampleada entraram com um peso descomunal, que aliás se manteve durante todo o show. O guitarrista e o baixista não paravam de bater cabeça um único segundo criando uma verdadeira usina de bases pesadíssimas. Nos telões rolavam imagens do dvd da banda. Aliás, outro furo da organização: durante o show das bandas de abertura eram exibidos clipes do Kamelot e Épica (que eles juram que vão trazer em dezembro...). Puta desrespeito, na minha opinião. Eu acho o Evergrey uma banda esquisita. Acho massa, mas esquisito. Talvez por isso eu os aproxime na minha cabeça de outras boas bandas de prog que também acho esquisitonas, tipo Eldrtich ou Superior. Mas essa esquisitice significa originalidade. Não sei se foi o sono, ou tudo de ruim que teve antes dos caras subirem ao palco, mas não me empolguei muito. Na minha cabeça eu não deixava de pensar que foda mesmo seria se o Vanden Plas tivesse abrido essa turnê do PoS... Fui pra casa com a desconfortável sensação de ter ido num evento amador e broxante. E todos os bons momentos do show do Evergrey me faziam pensar que poderia ter sido uma grande noite não fosse uma organização tão fudeba. De minha parte eu continu clamando aos céus pra ter Radiohead no Brasil, uma vez que minhas preces foram atendidas e o Dream Theater já ta confirmado...


3 Comments:

At 1:30 AM, Anonymous Anônimo said...

vai tomar no cu seu filho da puta, nao sabe o tanto que da trabalho organizar um show, e fica fazendo comentarios maldosos, quem vc pensa que eh???????????

 
At 3:38 PM, Blogger mundosdevidro said...

é, deu pra perceber q é muito difícil mesmo. pq tanto amadorismo não pode ter sido só pra sacanear né? rssss

todo mundo sabe o qto é dificil fazer um show legal. e muita gente consegue. não foi o caso naquela noite né? ainda sinto uns calafrios qdo me lembro do tal "Ozielzinho" IUHAIAHIAA

 
At 1:09 AM, Blogger +++SOUSA+++ said...

Lembro de comentários sobre essa bizarrice que aconteceu há mais de uma década.Coisa de louco 😂😂😂

 

Postar um comentário

<< Home