14 março 2006

Mais Baricco no cinema

Bem, quem me conhece sabe da minha paixão pela obra do romancista italiano Alessandro Baricco, pouco conhecido no Brasil, até onde sei. Como já disse num dos primeiros posts desse blog, conheci Baricco através do filme A Lenda do Pianista do Mar, de Giuseppe Tornatore, que também dirigiu Cinema Paradiso. A Lenda é a adaptação de um monólogo de Baricco chamado Novecento. Depois disso fiz bem uma dúzia de prosélitos, dos quais me orgulho muito.

Foi então com imensa alegria que descobri há alguns dias que outros dois livros de Baricco estão sendo filmados: Seda (excelente, muito celebrado, mas na minha opinião o mais fraco de seus cinco livros publicados no Brasil) e Sem Sangue devem entrar em cartaz esse ano. Pensa em alguém feito uma criança na estréia... ou na locadora mais próxima, pq não duvido nada de não entrarem em cartaz nos cinemas daqui.

No mais, se tudo der certo, a fofa da Giovanna vai trazer Sem Sangue, (o penúltimo de seus livros) de Portgual pra mim. Aí só vai ficar faltando o último, Questa Estoria, que ainda não existe em português. Já deve estar saindo em inglês, mas não é a mesma coisa. Por ter lido e relido os livros trocentas vezes eu acabei fazendo uma ligação entre o Baricco e a língua portuguesa. Estranho se pensármos que ele escreve no idioma da Velha Bota, mas é assim. Bem, agora é cruzar os dedos e esperar, sonhando com o dia em que vão filmar Mundos de Vidro e Oceano Mar.