09 janeiro 2006

Sou um fiel adepto da alopatia. Adoro remédios. Eles são de diversas cores, vêm em vidros ou caixinhas, têm cheiros esquisitos e se eu quiser saber alguma coisa sobre eles tem um papelzinho que conta tudo. Não dá pra entender nada, mas é pq eu sou burro pra essas coisas. Que tá lá, tá. O simples fato de existirem bulas no mundo já é algo tranquilizador. Deve ser pq tomei remedios demais durante toda minha infância e adolescência. Bronquite alérgico crônico. E é meio engraçado pensar que talvez volte a tomar os mesmos no futuro, por causa do cigarro. Mas tô diminuindo bastante, sério.

O fato é que esse apreço pelos medicamentos nem sempre corresponde ao que sinto pelos profissionais de saúde. Não me entendam mal. Eu os respeito profundamente. Eles facilitam a vida da gente. Mas é que pra isso precisam (não é por mal, eu sei) ser um tanto invasivos no trato do nosso corpo. Não vou listar aqui o que já sofri nesse sentido, na verdade não foi muita coisa, mas se vc quiser ter uma idéia procure saber no que consiste um exame chamado colonoscopia. Têm um tubinho, sabe? E na ponta dele uma câmera... enfim, eu não gosto de lembrar. O fato é que se há uma coisa que eu preso nas pessoas é simpatia e boa-educação. Tenho pouca paciência com gente grossa e antipática. Por isso, sempre que me dirigo à um profissional de saúde fico me perguntando se vai ser uma pessoa bacana. Ter que falar dos males que afligem o seu corpo a uma pessoa que te olha com cara de bosta e murmura coisas que vc não consegue ouvir é uma droga.

Pois bem. Hoje eu fui ao dentista. Envolto pela mesma expectativa de sempre acerca da simpatia do sujeito abri a porta da sala e fui recebido por um caloroso boa tarde. Sorrisão grande o dele, maior ainda o meu, aliviado. Que cara bacana. Me explicou tudo com uma atenção quase excessiva, chegando a ser redundante em alguns momentos. Até que pediu com gentileza que eu me deitasse num lugar que eu não sei como se chama. Faria um exame geral nos meus dentes. Foi qdo a coisa começou a engrossar. Na verdade, nada demais. Eu é que sou fraco demais pra dor (né Nayara?). Ou o artefato que ele manuseava é que era muito pontiagudo. O que eu sei é que ali, de olhos fechados, eu comecei a odiar aquele jovem simpático (não devia ter 40 anos...). A cada pontada meu corpo se contraía de maneira exagerada, dersproporcional. É que a dor, por mínima que seja, me faz ter medo de sentir mais dor.

Não deixo de rir qdo penso no recurso que minha cabeça encontrou pra se defender naquele momento: a cada golpe (exagero, muito exagero) desferido contra minha linda e sensível gengiva eu me imaginava dando-lhe um cascudo, um soco, um pontapé. O fato é que finalizado o exame dos meus dentes o Dr. mancava de uma perna, tinha um braço quebrado, todos os dedos torcidos e um olho que pendia da cavidade ocular. Não, dentes ele não tinha perdido nenhum. Superego de merda.

Quando abri os olhos, lá estava o Dr. sorrindo cúmplice: "eu sei que incomoda". E a calma tomou conta de mim novamente, conduzida pela sensação de alívio pelo fim do espeta-espeta. Sentei diante de sua mesa por mais alguns minutos, combinamos o tratamento. Algumas sessões pra eliminar a hipersensibilidade dos dentes, e outra pra extração dos sisos. E eu fui embora pra casa me sentindo culpado por ter espancado assim um dentista tão legal.

15 Comments:

At 8:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Manoel, você é MUITO fraco com dores. caramba! aposto que foi uma dorzinha de nada.

 
At 9:53 PM, Blogger mundosdevidro said...

sua víbora rss e diga pro Tackson que eu tb quero revê-lo em breve.. bjuis

 
At 10:09 PM, Anonymous Anônimo said...

tira o "tb" da sua resposta, tá? hahaha estou achando que o visual do meu pai te agradou. hahaha brincadeira. :*

 
At 11:00 PM, Blogger mundosdevidro said...

hahahahahahaha tiro nada, saqquei q ele ficou meu fã rsss meu chapa... rs

 
At 1:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Manoel, meu pai está te chamando para tomar umas cervejinhas no final de semana! topa?


hahahaha até parece. :p

 
At 11:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Cara, que surpresa! rs rs rs

 
At 5:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Compartilho a mesma aflição antes de ir a um médico, especialmente dentistas, por isso vou na mesma a mais de 10 anos. Ainda bem que não vou precisar extrair os sisos pq dizem que é hooorrível...

 
At 5:24 PM, Blogger mundosdevidro said...

ah sim, obrigado. muito tranquilizadoras suas palavras iauheihaiehhauie

 
At 3:44 AM, Anonymous Anônimo said...

e não só de seriedade se vive, parece. e eu nunca gosto dos meus coments aqui, nao sei pq continuo a comentar. huaehuuhe

 
At 7:13 PM, Anonymous Anônimo said...

hmm.
Quando eu era criança, gostava de ir ao\à dentista, não sei porquê, mas suspeito que era porque toda vez que eu saía de lá ir tomar sorvete, e era bom.

Hoje não. Dentista dói e eu não tomo mais sorvete.

Oh shit.

Belo post.

 
At 5:51 PM, Blogger Mayra de Miranda said...

eu gosto de ir a médicos, na verdade. Só o fato de ter alguém que cuida de você, e que "sabe" o que faz, é muito mais confiante, e torna as visitas muito mais queridas... rsss...
abraço

http://depernacurta.blogspot.com

 
At 12:35 AM, Anonymous Anônimo said...

queria dizer que gostei particularmente da parte do exame com o "tubinho + camera", e logo depois o penultimo paragrafo. imaginacao e tudo!
boa tarde a nossa...
um beijo.

 
At 11:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Nem...

@s medic@s são geralmente pessoas frias, que ganham um absurdo por uma consultinha ridícula, mas que por acumularem um conhecimento específico que é "legitimado e legalizado" para a área, acabam deitando e rolando. Engraçado que nas faculddaes de medicina (pelo menos na UFG) as matérias ditas humanas ou sociais são ínfimas (não que resolvessem a questão, mas pelo menos colocaria o debate sobre o "tratamento" com pessoas mais humanizado).

Adorei a parte do alterego...

Maldit@s aejam @s dentistas, que não usam anestesia geral, isso garantiria minha volta tranquilamente ao consultório.

Pretensões de Nobel?! Tsc Tsc garotinho, se dê mais valor do que esse velho mundo cheio de velhos burocratas acadêmicos...

 
At 11:50 PM, Blogger mundosdevidro said...

é delicado... um medico que trabalha num u.t.i por exemplo tem que ser relativamente frio, quero dizer, não dá pra ele absorver toda a carga dramática de cada episódio que tem diante de si... o que não precisa nem pode resultar em indiferença... mas fico me perguntando o que é trabalhar assim numa situação limite como essa, cotidianamente...

qto ao nobel, não espalha diego.. ihaiauhiauhaihaui

 
At 5:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Não é querendo te desanimar, mas, se vc não aguentou a dor pra combinar o tratamento, meu amigo vc vai ter um filho pra extrair os cisos. Auahuah. Bjo e boa sorte. Coragem!!!

 

Postar um comentário

<< Home