08 dezembro 2006

não apenas duas, certamente

Acabou de me ocorrer uma coisa.

Há pessoas que estão sempre debruçadas sobre si, tentando decifrar coisas, se orientar, conferir o mínimo de ordem ao caos das subjetividades. Sempre fui assim. Às vezes até o limite da insanidade. Mas com o tempo se aprende muita coisa. Aprende-se, por exemplo, que a fome insaciavel de ordem, coesão, inteireza, pode matar. Não há mesmo como se salvar por inteiro. A isso é preciso renunciar, ou se enlouquece.

O fato é que nos debruçamos sobre nós como se o fizéssemos sobre uma miríade de papéis avulsos, de todos os tamanhos e cores, escritos com letras de todos os tipos. E obtemos alguns progressos. Conhecemos algumas coisas, reconhecemos outras, memorizamos as que aparecem vivas demais para ser ignoradas e impenetráveis demais para ser entendidas. Os papéis "decifrados" são assinalados com um X, e sobre eles colocamos um peso qualquer para que o vento da nossa confusão não os leve. Pra mim, esse peso é sempre uma música, um livro ou a mão de alguém. Verdade é que as mãos tem a não muito conveniente característica de se moverem por conta própria. Daí vamos nós, com apenas duas, na ponta dos pés, tentando estabanadamente salvar papéis que voam pelos ares feito libélulas. Não é coisa das mais confortáveis, acredite.

Quantas mãos é preciso ter pra viver?

6 Comments:

At 3:26 PM, Blogger Paulo André Araújo Dias said...

Com duas mãos e pouco mais dá pra fazer uma coisa: deixar de organizar positivamente e observar como as várias cores e formatos formam uma tela-pessoa. Só os tolos ou descuidados pensam ser universais suas maneiras de viver. O problema no caos não é a desordem, o caos é fato. Mas há o medo. Lembre-se dos escritores muito coerentes e pouco virís. A vida não comete erros, caro amigo.

 
At 10:53 PM, Blogger Maria Elena said...

parabens garoto... gosto muito de te ler vou refletir a questao...beijao

 
At 8:52 AM, Blogger Polysbela said...

Então, na inocência das minhas observações simplistas, do meu racionalismo inocente, da minha visão reducionista do caos, eu acho o de sempre: vc é muito condescendente com a sua realidade.

 
At 9:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Meu caro melancólico, desorganizado, bibliófilo e grafomaníaco....nao sei com quantas mãos conseguimos viver,sobrevivemos com duas(isso é fato)......

 
At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said...

e entre um e outro, enlouqueço então.

 
At 11:18 PM, Anonymous Anônimo said...

do caos epstemológico à misantropia.

Renuncia? ou
Loucura?

Dor.

 

Postar um comentário

<< Home