21 dezembro 2005

cores

Algum tempo já se passou, mas as perguntas continuam basicamente as mesmas. Amadurecidas pelo tempo, é claro, e tingidas com novas cores. Mas as tonalidades são as mesmas: uma porção de cinzas, todas as cores frias que me trazem certa calma e a sensação de estar em casa. Mas hoje há muito mais branco do que antes. Creio que minha aquarela tornou-se mais leve, menos cansativa aos olhos. E eu deixei de odiar as cores que não são minhas. Quer saber? O vermelho e o amarelo ficam até bonitinhos aí pelo mundo. E tudo por causa do branco que dilui minhas cores e minhas tristezas.
Em certo sentido acho que estive sempre certo: a vida é uma questão de força. E a certeza de que essa força não precisa ser bruta, de que, aliás, não há como ser, pois é precária do início ao fim, e ainda assim é a única força que nos resta, essa certeza é o branco da minha aquarela. O que mudou, talvez, tenha sido aquele ímpeto desesperado de ser maior que a vida, de se colocar, a qualquer preço, num lugar absolutamente seguro. Essa renúncia da vida...
O jogo, me parece, será sempre o mesmo: a vida imensa e veloz, com a força de mil gigantes e, no meio dela, "o frágil e minúsculo corpo humano". E, ao meu ver, nosso único recurso, a única rebeldia possível, continua sendo esse gesto patético e belíssimo a que chamamos, de uma forma ou de outra, de amor.
Eu não sei... é bem provável que sejamos destroçados ao longo do caminho (embora, felizmente, não seja certo). Mas o fato é que é bom vislumbrar o fim assim, de longe. E nesse ínterim sentir a possibilidade de uma vida. E perceber que, por fim, suas mãos não tremem mais.

5 Comments:

At 10:06 PM, Blogger Anika said...

Eu realemnte acredito no amor...
e quanto mais ridiculo... mais patetico...mas me sinto bem...

 
At 12:12 AM, Anonymous Anônimo said...

Complexo..

Nossa,é muita coisa mesmo.

Enfim..

 
At 3:57 AM, Blogger mundosdevidro said...

rsss querida marina, menina, que vc se salve nessa sua fé rs.. te quero muito, muito bem...

e, cuca, quem é vc? apareça, sim?

 
At 12:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Amor? Não sei...
Não sei bem o que é isso, não sei se posso concordar.
Amor, pura e simplesmente amor. Sem objeto de depósito desse sentimento, sem retorno, sem esperas.
Amor, sim, amor.
Sei lá.

 
At 4:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito lindo este texto!!!
"E eu deixei de odiar as cores que não são minhas" interessante, estou refletindo sobre isso...

 

Postar um comentário

<< Home